quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Projeto promovido pela Fundação de Serralves- Construções em Trânsito

Estamos a participar num projeto que achamos interessante, por envolver as artes (tema que adoramos) e uma Fundação tão conceituada (Serralves), com o apoio das nossas Professoras Titular e de Plástica.


Construções em Trânsito

O Serviço Educativo da Fundação de Serralves desenvolve todos os anos um projeto através do qual é promovido um envolvimento continuado da comunidade escolar. Em torno de um eixo temático, fazendo uso das valências proporcionadas pela programação do Museu e do Parque de Serralves, prepararam um estimulante programa de atividades destinadas a professores e alunos. Estas ativida- des incluem: 

* um seminário de abertura; 
* oficinas experimentais para professores e para alunos, orientadas por artistas e educadores da equipa do Serviço Educativo; 
* debates sobre o processo de trabalho; 
* uma exposição com todos os trabalhos apresentados pelas escolas participantes e uma publicação final.

Como se constrói uma casa? 
Como se constrói uma escola? 
Como se constrói uma cidade? 
Como se vai construindo uma vida; e uma amizade? 
Como se constrói uma comunidade? 
Nessa construção, que formas de vida e de relacionamento vamos abandonar e que outras formas, modos e hábitos de vida queremos conservar? 
O que temos à mão para construir tudo isto? 
Que histórias e que imagens poderemos criar para construir os pilares destes edifícios sem pedra, sem muros?

O tema deste ano é Construções em Trânsito

Construções em Trânsito – Projeto Anual com Escolas 2014–2015 tomará a programação expositiva do Museu de Serralves como matéria de trabalho, convidando ainda à transdisciplinaridade: das artes à geografia, ao ambiente, às ciências sociais, à reflexão sobre o espaço público e ecologia, à arquitetura e às línguas. 
São várias as disciplinas que, através da experiência artística, podem ser exploradas como ferramentas para imaginar e construir modos de viver em sociedade que estimulem a criatividade, a navegação pelo desconhecido e pelo incerto, conservando a aceitação de si e do outro e o respeito pelo meio ecológico e social onde nos encontramos.


Neste momento já participámos no seminário - fomos representados pela Bruna e pelo João (alunos eleitos pelos colegas e professoras). Trouxeram ideias que vão ser apresentadas à turma de forma a que todos possam participar com os seus sonhos na construção das obras.



Sem comentários:

Enviar um comentário