A Bruna, o Gonçalo e o Pedro praticam Karaté há alguns anos. Têm muita experiência. Assim, o dia 5 de Dezembro foi o dia escolhido para nos presentearem com várias "Katas".
Para informar os colegas acerca desta modalidade tão antiga e interessante, a Bruna começou por partilhar com os colegas algumas pesquisas que fez.
O karaté é uma arte marcial que inicialmente serviu como defesa de Okinawa pelos habitantes locais sem recursos a armas, apenas o uso das mãos contra os seus inimigos: Chineses, Japoneses e Americanos.
kara significa "vazio" e té "mãos", do significa a "via" (o meio de).
Esta disciplina define-se como sendo a via de combate com as mãos vazias, em que se utilizam todas as armas naturais do corpo humano.
O Goju Ryu, é uma variante do karaté, Go significa duro e ju suave. O símbolo dentro do circulo representa o apogeu da família Miyagi, pois a ideia do céu e da terra, suave e duro, teve a sua origem no Sensei Chojun Miyagi o fundador do Goju Ryu.
Atualmente o karaté é uma arte de defesa incluindo, igualmente, uma componente desportiva. Promove a disciplina, o auto-controle, a lateralidade, o respeito pelo próximo e pelo Sensei, ajuda a defender-se contra o possível bulling, a ser humilde e responsável."
Bibliografia de apoio: Budokenkyu-kai, Manual Técnico de Sensei Claúdio Ribeiro 5º Dan.
Pesquisa realizada e apresentada pela Bruna Fonseca 4ºA.
As katas apresentadas são demonstrações de sequências de ataques e defesas como forma de apresentação do Karaté Goju Ryu."
Sem comentários:
Enviar um comentário