quarta-feira, 28 de maio de 2014

Pulseiras de borrachinhas

De há três semanas para cá, transformamo-nos em "artistas de elásticos na mão", pois transformamos pequenos elásticos em pulseiras, colares, anéis lindíssimos e muito trabalhados.
A professora também aprendeu connosco e diz que é uma atividade interessante e que nos desenvolve competências como a motricidade fina e o raciocínio. Também é um bom relaxante, para além de ser um entretenimento.



"Dia da mãe"

Pelo dia da mãe resolvemos, inicialmente, reaproveitar rolhas de cortiça recolhidas na escola para, juntamente com uma tábua, fazer uma base para os tachos. No entanto, conforme íamos colando as rolhas começámos a criar padrões ou a usar a nossa imaginação para produzir algo artístico. Experimentámos colocar spray dourado ou prateado e o resultado ficou... muito bonito. Alguns mantiveram a ideia inicial outros deixaram de ter uma base para tachos e passaram a ter um quadro decorativo, por trás decorado com um poema original e com desenhos. 
As nossas mãe gostaram muito e aqui fica a ideia.


 




VISÃO Júnior de maio

Foi uma agradável surpresa tomar conhecimento que tínhamos sido uma das quatro turmas premiadas, na iniciativa "Agora o escritor és tu", promovida pela revista VISÃO Júnior. Agora todos podem ler na revista de maio, parte da nossa entrevista ao escritor Álvaro Magalhães. Também podem ter acesso a vídeos, quer na página oficial da revista, como no seu facebook.
Por agora podemos aproveitar para vos apresentar a capa que enviámos para o concurso, desenhada pelo Pedro e pelo Miguel e a continuação que fizemos da história  "O senhor do seu nariz", de Álvaro Magalhães, em grupo de turma, respeitando o número limite de carateres exigido.

Capa 



Trabalho Vencedor  

No domingo seguinte, fui até à montanha e aguardei pela chegada dela. Fiquei desiludido, porque não apareceu. Resolvi então esperar e não desanimar.
Na montanha cheirava-me a queques de fada, mas a porta do ar não se abria. Mais uma semana passava e a minha ansiedade só aumentava.
Certo dia, senti o aroma que me era familiar e que aguardava cheirar. Corri até à montanha era a minha amiga fada, finalmente surgia da porta do ar e nem me deixou falar:
-Desculpa! Não pude vir mais cedo, porque fui castigada. Não gostaram que eu me tivesse demorado e ainda por cima deixei-me ser vista por um alpinista!
- Calma! Já passou. Hoje quero levar-te a um sítio especial.
Quando lá cheguei, o meu nariz estremeceu e o meu coração mais depressa bateu. Eram os cheiros misturados com as recordações da minha infância. A minha escola. Mostrei-lhe um livro antigo, que facilmente encontrei, pois o seu perfume dificilmente esquecerei. Tinha-mo lido a minha mãe, quando eu era pequenino. A lição que tirei foi "Luta pela tua felicidade".
-Por isso é que tu és assim! Corajoso, otimista, divertido... vez o lado positivo da vida!
Sentia-me feliz com ela e convidei-a para o Baile da Cidade.
- Seria interessante, mas tenho que me transformar em humana, se não, é flagrante. Só consigo com um pó raro. Teria que ajudar a salvar a vida de três pessoas, para o conseguir.
- Isso é fácil com o teu pó de fada e com a ajuda do meu nariz, que tem o tamanho de um chouriço. Por isso...
Juntos salvámos o Prada da comida estragada, a bebé malandreca da Rebeca de cair das escadas, o gatinho guloso do Veloso de cair na lagoa das 7 luas.
No dia do baile a fada apareceu sem as suas asas e com uma saia cor-de-rosa muito rodada que já não se usa... e feliz, a minha musa.
E foi assim, que o meu coração se encantou e que a fada que me fadou, por mim se apaixonou!


Ler mais: http://visao.sapo.pt/trabalho-dos-alunos-da-escola-da-ermida-sao-mamede-da-infesta=f778630#ixzz333XcV89Y

Mini-olimpíadas da matemática

Hoje, metade da turma participou nas mini-olimpiadas da matemática.

"A Sociedade Portuguesa de Matemática promove, neste ano letivo, a realização das Olimpíadas de Matemática do 1º Ciclo do Ensino Básico, que vão integrar as Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM) na categoria de Mini-Olimpíadas.
A iniciativa consiste num concurso de problemas de Matemática, dirigido aos alunos do 3º e 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico e visa criar e desenvolver o gosto por esta disciplina nos primeiros anos de escolaridade. Os problemas propostos fazem, sobretudo, apelo à capacidade de raciocínio e imaginação do aluno.
O concurso consiste numa única prova que se realizará em cada escola participante, no dia 28 de maio de 2014, em horário escolhido pela escola. Na impossibilidade da prova se realizar na data estabelecida, poderá ser realizada numa data escolhida por cada escola participante, no período de 26 a 30 de maio."

Poderão saber um pouco mais acerca deste campeonato através do site: http://mopm.mat.uc.pt/MOPM/index.php 

Aguardamos os resultados, para podermos partilhar convosco.

"A comemoração do 25 de abril"

No dia 24 de abril, comemoramos na nossa escola o 25 de abril. Durante a manhã tivemos uma sessão de esclarecimento, na Biblioteca Escolar, sobre o tema. Ouvimos um pouco deste momento da história de Portugal e vimos algumas das nossas dúvidas esclarecidas. Ouvimos também as músicas que foram pano de fundo desta revolução.
Durante a tarde, na escola entoou a canção "E depois do Adeus" de Paulo de Carvalho e todos os alunos da escola saíram das salas com cravos nas mãos e dirigiram-se para o exterior da escola. Ao som de Grândola Vila Morena de Zeca Afonso, colocámos os cravos no gradeamento da escola e sentimos um pouco da energia revolucionária de há 30 anos atrás.