Para terem conhecimento do Programa de Matemática do Ensino Básico para o 2º ano os nossos pais poderão consultar o site: http://area.dgidc.min-edu.pt/materiais_NPMEB/home.htm .
Segue-se um tipo de percurso temático, ou seja, uma possível sequência para o desenvolvimento do trabalho letivo, com o novo programa de Matemática. É apresentado esquematicamente sob a forma de uma sequência de tópicos e subtópicos matemáticos, distribuídos pelo 1º e 2º anos de escolaridade, indicando as balizas temáticas do trabalho a realizar.
1º ano
Orientação espacial
• Posição e localização
• Pontos de referência e itinerários
Representação e interpretação de dados
• Classificação de dados utilizando diagramas
de Venn e de Carroll
Números naturais
• Noção de número natural
• Relações numéricas
• Sistema de numeração decimal (ler e representar números)
Figuras no plano e sólidos geométricos
• Propriedades e classificação (comparar e
descrever sólidos e identificar polígonos e
círculos nos sólidos e representá-los)
• Interior, exterior e fronteira
• Composição e decomposição de figuras
Operações com números naturais
• Adição (compreender os diversos sentidos da
operação; compreender e memorizar factos
básicos)
• Subtracção (compreender os diversos sentidos da operação; compreender e memorizar
factos básicos)
Dinheiro
• Moedas, notas e contagem
• Comparação e ordenação de valores
Regularidades
• Sequências (como 1, 4, 7, 10, 13...)
Tempo
• Sequências de acontecimentos
Comprimento
• Medida e unidade de medida (de comprimentos)
• Comparação e ordenação
• Medição
• Estimação
2.º ano
Figuras no plano e sólidos geométricos
• Propriedades e classificação (reconhecer propriedades de figuras no plano e fazer comparações)
• Linhas rectas e curvas
• Reflexão
Orientação espacial
• Plantas
Números naturais
• Sistema de numeração decimal (compreender o valor posicional de um algarismo)
Operações com números naturais
• Adição e subtracção (relacionar adição e subtracção; estimar somas e diferenças)
Regularidades
• Sequências (como 2, 5, 11, 23…)
Tempo
• Unidades de tempo e medida do tempo
Dinheiro
• Estimação
Operações com números naturais
• Multiplicação (compreender os diversos sentidos da operação; compreender e memorizar as tabuadas)
• Divisão (reconhecer situações envolvendo a divisão)
o Usar os sinais +, -, x e : na representação horizontal do cálculo.
o Adicionar, subtrair e multiplicar, utilizando a representação horizontal e cálculo mental e escrito.
o Estimar somas, diferenças e produtos
o Resolver problemas envolvendo adições, subtracções, multiplicações e divisões
Números racionais não negativos
• Fracções (identificar partes simples da unidade e usar operadores)
Representação e interpretação de dados
• Leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos
• Tabelas de frequências absolutas, gráficos de pontos e pictogramas
Comprimento, massa, capacidade e área
• Medida e unidade de medida (de massa, capacidade e área)
• Comparação e ordenação
• Medição
• Estimação
• Perímetro
Sem comentários:
Enviar um comentário