quarta-feira, 3 de abril de 2013

Preparação para as Provas Intermédias de Matemática

Para terem conhecimento do Programa de Matemática do Ensino Básico para o 2º ano os nossos pais poderão consultar o site: http://area.dgidc.min-edu.pt/materiais_NPMEB/home.htm .

Segue-se um tipo de percurso temático, ou seja, uma possível sequência para o desenvolvimento do trabalho letivo, com o novo programa de Matemática. É apresentado esquematicamente sob a forma de uma sequência de tópicos e subtópicos matemáticos, distribuídos pelo 1º e 2º anos de escolaridade, indicando as balizas temáticas do trabalho a realizar.

Percurso Temático de aprendizagem A 

1º ano 

Orientação espacial 

• Posição e localização
• Pontos de referência e itinerários
Representação e interpretação de dados
• Classificação de dados utilizando diagramas
de Venn e de Carroll

Números naturais 
• Noção de número natural
• Relações numéricas
• Sistema de numeração decimal (ler e representar números)

Figuras no plano e sólidos geométricos 
• Propriedades e classificação (comparar e
descrever sólidos e identificar polígonos e
círculos nos sólidos e representá-los)
• Interior, exterior e fronteira
• Composição e decomposição de figuras

Operações com números naturais 
• Adição (compreender os diversos sentidos da
operação; compreender e memorizar factos
básicos)
• Subtracção (compreender os diversos sentidos da operação; compreender e memorizar
factos básicos)

Dinheiro
• Moedas, notas e contagem
• Comparação e ordenação de valores

Regularidades 
• Sequências (como 1, 4, 7, 10, 13...)

Tempo 
• Sequências de acontecimentos

Comprimento 
• Medida e unidade de medida (de comprimentos)
• Comparação e ordenação
• Medição
• Estimação


2.º ano 

Figuras no plano e sólidos geométricos
• Propriedades e classificação (reconhecer propriedades de figuras no plano e fazer comparações)
• Linhas rectas e curvas
• Reflexão

Orientação espacial 
• Plantas

Números naturais 
• Sistema de numeração decimal (compreender o valor posicional de um algarismo)

Operações com números naturais 
• Adição e subtracção (relacionar adição e subtracção; estimar somas e diferenças)

Regularidades 
• Sequências (como 2, 5, 11, 23…)

Tempo 
• Unidades de tempo e medida do tempo

Dinheiro 
• Estimação

Operações com números naturais 
• Multiplicação (compreender os diversos sentidos da operação; compreender e memorizar as tabuadas)
• Divisão (reconhecer situações envolvendo a divisão)
o Usar os sinais +, -, x e : na representação horizontal do cálculo.
o Adicionar, subtrair e multiplicar, utilizando a representação horizontal e cálculo mental e escrito.
o Estimar somas, diferenças e produtos
o Resolver problemas envolvendo adições, subtracções, multiplicações e divisões

Números racionais não negativos
• Fracções (identificar partes simples da unidade e usar operadores)

Representação e interpretação de dados 
• Leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos
• Tabelas de frequências absolutas, gráficos de pontos e pictogramas

Comprimento, massa, capacidade e área 
• Medida e unidade de medida (de massa, capacidade e área)
• Comparação e ordenação
• Medição
• Estimação
• Perímetro

Sem comentários:

Enviar um comentário