quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Informações sobre os Testes Intermédios

Os testes intermédios são instrumentos de avaliação disponibilizados pelo GAVE às escolas, ao longo do ano letivo, e têm como principais finalidades permitir a cada professor aferir o desempenho dos seus alunos por referência a padrões de âmbito nacional, ajudar os alunos a uma melhor consciencialização da progressão da sua aprendizagem e, complementarmente, contribuir, sempre que aplicável, para a sua progressiva familiarização com instrumentos de avaliação externa, processo a que estarão sujeitos no final dos ciclos do ensino básico, ou no ano terminal das disciplinas do ensino secundário.

Estes exames serão aplicados no 2º, no 9º, 11º e 12º ano. 2.º ano, do 1.º ciclo do ensino básico, visa-se um diagnóstico precoce das dificuldades dos alunos, que permita uma intervenção pedagógica e didática mais eficaz.

Cada uma das aplicações ocorre em simultâneo em todo o território nacional e, de acordo com o horário dos toques de cada escola, deverá ter início entre as 10h e as 10h 45min., no Continente e na Região Autónoma da Madeira, e entre as 9h e as 9h 45min., na Região Autónoma dos Açores.

Exemplos de Fichas Individuais podem ser consultados em http://www.gave.min-edu.pt/np3/453.html

Data prevista para as provas:

Língua Portuguesa- 28 de maio de 2013
Matemática- 31 de maio de 2013

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A nossa visita à biblioteca

   No passado dia 10 de outubro, às 10 horas, fomos visitar a biblioteca de S. Mamede. A biblioteca era grande, limpinha, tinha muitos livros e com uma decoração muito bonita.
   Sentámo-nos num tapete muito grande e esperamos um bocadinho pelos contadores de histórias que vinham de Sta Maria da Feira. Quando chegaram, fechamos os olhos para eles puderem montar os tapetes mágicos e fazerem-nos uma grande surpresa. Ouvimos duas histórias muito engraçadas que se chamavam "O João e o feijoeiro mágico" e " O lobo pela trela ". Enquanto a menina lia as histórias, um rapaz que estava perto de um tapete muito especial, tirava as personagens de lá e mostrava o que estava a acontecer na história.
   A nossa visita foi muito interessante e divertida porque aprendemos coisas novas e ouvimos dois contos muito bonitos.





domingo, 16 de setembro de 2012

Início do Ano Letivo 2012/2013

Um novo Ano Letivo começa!
                                                                                                       Imagem de Mónica Carretero

Hoje, é a professora Joana que vos escreve. Sei que os meus  meninos ainda não têm professor(a), mas acredito que o problema será resolvido em breve. Assim que este for colocado, terei o maior gosto em falar com ele(a) para poder partilhar as experiências maravilhosas que tive com os 27 neptunianos. Quem sabe ele(a) até poderá querer continuar com o blogue, usando-o para partilhar os trabalhos que fizerem na sala de aula.

Comecem o ano com empenho e energia, pois é um ano importante (como todos os outros) e requer treino, prática, dedicação.

Por enquanto... desejo-vos boas leituras e bons cálculos!

Beijinho grande da vossa Professora Joana.

                                                                 

O Martim!

Sou a professora destes fantásticos 27 alunos e, em maio, tive que me ausentar deles por um motivo especial... o nascimento do meu filhote... Martim. Nasceu a 24 de maio.

Sei que os meus outros 27 queridos, foram muito bem orientados pela Prof.ra Sónia, que gostou muito deles.

Desejo-lhes o melhor e aguardo ansiosa por voltar. Tenho muitas ideias e sei que tenho os alunos mais espertos, trabalhadores, empenhados, perfecionistas, sensíveis, artistas e sonhadores... que se pode ter.

                                                                   O Martim quando nasceu.

Um beijinho muito grande da vossa Prof.ra Joana Tavares

Construções Matemáticas

No âmbito de um projeto que foi iniciado em janeiro de 2011, em conjunto com os nossos pais usámos diversos materiais e fizemos construções matemáticas. A nossa imaginação não teve limites e os resultados foram espetaculares.
Antes de apresentarmos as nossas obras primas, estas foram descritas de forma organizada, com o recurso a uma linguagem matemática correta, chamando as figuras e os sólidos pelos nomes e tendo o cuidado de estabelecer um discurso organizado.
Depois os nossos colegas tentaram adivinhar que construção seria... e só depois a mostrámos.
Foi muito divertido e todos nós participámos com muita motivação.
Obrigada a todas as famílias que dispuseram de tempo e engenho para fazer estas bonitas construções. Nós adorámos os produtos finais!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dia Mundial da Leitura

No 23 de Abril, Dia Mundial da Leitura, planeámos uma atividade que envolveu a leitura, a arte e a partilha e a solidariedade. Então fizemos vários marcadores de livros originais, aplicando várias técnicas, e no final das aulas, oferecemos às famílias, à porta da escola.
Alguns de nós queriam oferecer à sua família ou a amigos conhecidos, outros quiseram oferecer a outras famílias que estavam a aguardar ao portão. Então tivemos que treinar um pouco a forma como iríamos abordar as pessoas que nos eram estranhas.
Foi um momento divertido de partilha e que esperamos que motive momentos interessantes de leitura.


terça-feira, 8 de maio de 2012

Para além da escola...

Muitos de nós praticamos desporto fora da escola, que adorámos e que queremos partilhar convosco.

O Bruno pratica capoeira, a Bruna Karaté, a Catarina Surf, ...

Vejam algumas fotos que trouxeram:


A Catarina tem jeito...

A Bruna ficou em primeiro lugar numa competição de Karaté.

Vejam que bonita taça recebeu!