segunda-feira, 25 de março de 2013

"O jogo do banqueiro"

Jogámos o "Jogo do Banqueiro".
Organizámos os grupos, foram distribuídos por cada um o material MAB (base 10) - cubinhos que correspondiam às unidades e barrinhas que correspondiam às dezenas.
Em cada grupo foi seleccionado um aluno que tomou o papel de banqueiro e que fez as trocas com os restantes jogadores desse grupo. Cada um lançou na sua vez três dados. Os pontos que saíram correspondiam às unidades. Com educação pedimos ao Sr. Banqueiro as unidades que foram surgindo e depois estivemos atentos, porque quando obtivemos 10 unidades tivemos que trocar por uma dezena. Ganhou quem chegou mais depressa a 1 uma centena. E o primeiro foi o... João. Parabéns!

Esta foi uma forma divertida de exercitar o cálculo, as contagens e as equivalências entre as unidades, as dezenas e as centenas.













quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Invenções do Francisco

O Francisco gosta muito de inventar coisas engraçadas. Junta materiais velhos, ou que já não se usam e transforma-os. Vejam o que montou desta vez:

"Um foguetão"



Tabelas e gráficos

Hoje estivemos a conversar um pouco acerca de formas diferentes de organizar e resumir informações, ou dados relativos a alguma questão, ou investigação.
Então resolvemos investigar "a cor dos olhos dos alunos da nossa turma". Usámos primeiro tabelas para registar as nossas informações (com os registos na horizontal e na vertical), depois construimos um gráfico tipo pictograma. Aqui usámos imagens que representavam cada um de nós (que já tínhamos desenhado previamente). Por fim transformámos o nosso pictograma em gráfico de barras.
Vejam alguns desses trabalhos:


Leituras "A casa da Mosca Fosca"

Esta semana estudámos um texto muito engraçado retirado  do livro "A casa da  Mosca Fosca" de Eva Mejuto. Depois lemos a obra integral e ainda ficámos a gostar mais da história. Além de ser muito engraçada, tinha um aspeto interessante, era um texto em prosa, mas onde muitas palavras rimavam - prosa poética.
Explorámos muitas situações de rimas e acabámos por criar as nossas próprias poesias. Esses registos ficaram tão engraçados que fizemos um pequeno livrinho das nossas primeiras poesias. Em breve publicaremos uma foto do livro concluido.


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Momentos na Biblioteca "A Ovelha e a Nuvem"

Hoje tivemos mais uma atividade orientada na Biblioteca Escolar, desta vez pela Prof.ra Rosário. Ouvimos contar uma história de maneiras diferentes: contada em suporte de papel e em suporte multimédia. Aprendemos que tal como expandimos as frases, colocando algumas questões, também podemos expandir uma história, acrescentando momentos curiosos e interessantes, com personagens e ações.
Como é que uma história tão pequena "A Ovelha e a Nuvem" de  Maria Lúcia Carvalhas, se transformou numa história longa e interessante.
Agora o desafio na sala de aula é... criar um final diferente.


Era uma vez… uma ovelha.
Todos os dias ia para o campo.
À hora da sesta deitava-se e via as nuvens a passar.
Pareciam ovelhas com as pernas escondidas.
Um dia chamou uma delas…
…e disse:
_ Também quero voar!


Ler mais: http://praticasdeleitura.webnode.pt/products/a-ovelha-e-a-nuvem/
Crie o seu website grátis: http://www.webnode.pt
Era uma vez… uma ovelha.
Todos os dias ia para o campo.
À hora da sesta deitava-se e via as nuvens a passar.
Pareciam ovelhas com as pernas escondidas.
Um dia chamou uma delas…
…e disse:
_ Também quero voar!


Ler mais: http://praticasdeleitura.webnode.pt/products/a-ovelha-e-a-nuvem/
Crie o seu website grátis: http://www.webnode.pt
Era uma vez… uma ovelha.
Todos os dias ia para o campo.
À hora da sesta deitava-se e via as nuvens a passar.
Pareciam ovelhas com as pernas escondidas.
Um dia chamou uma delas…
…e disse:
_ Também quero voar!


Ler mais: http://praticasdeleitura.webnode.pt/products/a-ovelha-e-a-nuvem/
Crie o seu website grátis: http://www.webnode.pt
Era uma vez… uma ovelha.
Todos os dias ia para o campo.
À hora da sesta deitava-se e via as nuvens a passar.
Pareciam ovelhas com as pernas escondidas.
Um dia chamou uma delas…
…e disse:
-Também quero voar!
(...)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Entrevista à Catarina

Na semana passada tivemos a visita, na nossa sala, de uma ex-aluna da nossa professora Joana, a Catarina.
Como ela era muito simpática resolvemos fazer-lhe uma entrevista. colocando-lhe algumas questões, previamente pensadas. Ao longo da entrevista fomos-nos apercebendo que algumas questões eram sobre o mesmo tema, assim deveriam ter sido colocadas na mesma altura. Assim a entrevista foi registada, depois organizada e agora vamos-vos apresentar o resultado.

Daniela: Como te chamas?
Catarina: Chamo-me Catarina N.

Catarina Raquel: Quantos anos tens?
Catarina: Tenho 11 anos, feitos em maio.

Bruno: Em que escola andas?
Catarina: Frequento a escola E.B. 2,3, M.M.S.
Carolina: Em que ano andas?
Catarina: Ando no 6º ano.

Sofia: És boa aluna?
Catarina: Sou.

Branca: Que notas tiveste?
Catarina: Tive 5 a Ciências e a Música e no resto das disciplinas tive 4.

Francisco: Qual é a tua disciplina favorita?
Catarina: Ciências, porque quero ser pediatra, visto que gosto muito de crianças (e animais também), e como nesta disciplina se estuda o corpo humano, é a que gosto mais.

Pedro: Porque usas óculos?
Catarina: Já usei óculos no 1º ciclo, porque não via bem, depois deixei, porque achava que já não precisava, mas agora preciso de estudar muito e .... voltei a usar.

Francisco: Gostas das férias?
Catarina: Gosto porque posso descansar. Em aulas é difícil descansar, porque por cada disciplina tenho dois testes por período, ou seja... quase vinte testes por período.
Francisco: Em também gosto de férias.

Leonor: Que férias gostas mais?
Catarina: Gosto mais das férias no verão.

Filipe: Qual é a tua comida favorita?
Catarina: Gosto de "Lasanha" e "Bacalhau à Brás".

Miguel: A que gostas de brincar?
Catarina: Gosto muito de brincar com a minha prima de um ano e três meses, que começou a andar há pouco tempo.

Sofia: Gostas de desporto?
Catarina: Gosto e pratico natação.

Bruno: No natal recebeste brinquedos para estudar?
Catarina: Não. Recebi roupa, um telemóvel e uns óculos.

João: Qual foi o brinquedo que mais gostaste de receber?
Catarina: O telemóvel.

Leonor: Gostas de pintar?
Catarina: Gosto muito. Adoro!

Francisco: Gostas de moda?
Catarina: Gosto muito. Gosto de ver as tendências. Nas diferentes coleções outono/inverno ou primavera/verão, há estilos e cores que estão na moda e que podes usar.

Todos os alunos: Obrigada Catarina!

No final da entrevista estivemos a recordar que coisas novas tínhamos aprendido com a Catarina. Assim ficamos a saber que no 2º ciclo temos mais disciplinas, que os horários são diferentes. Ficamos também a saber o que são tendências na moda.
Obrigada Catarina, contigo aprendemos a fazer entrevistas e a ser jornalistas por uns minutos.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Escrita Divertida

Na sexta-feira começamos a aprender a escrever histórias de forma mais criteriosa.
Conheçam a nossa primeira história...


"A sereia e a estrela"

     Era verão e o céu estava escuro e estrelado. No meio do mar estava uma ilha deserta e estendida sobre a areia, estava uma estrela do mar ferida.
     No mar nadava uma linda sereia, que reparou na estrela e quis ir ajudá-la.
     De repente surgiu um homem de areia que a impediu de ajudar a estrela. Ao mesmo tempo, do mar, saltou um tubarão que agitou as águas e empurrou a sereia. Do fundo das águas elevou-se um polvo gigantesco e temível, que turvou as ondas e agarrou, com os seus tentáculos, a sereia pela cauda. Esta estava muito assustada e resolveu chamar o seu amigo golfinho e a sua amiga baleia. Estes mal ouviram os guinchos da sereia correram para salvá-la. O golfinho resolveu fazer um espetáculo dando saltos no ar, e assim, distraiu os inimigos da sereia.
Esta conseguiu soltar-se. A baleia transportou-a sorrateiramente até à ilha, recolheram a estrela e levaram-na para trás de um rochedo. Com magia a sereia enrolou uma madeixa de cabelo em volta do ferimento da estrela curando-a.
    E assim, a sereia fez uma nova amizade e conseguiu enganar os seus inimigos.