domingo, 20 de outubro de 2013

Mensagem do Afonso

"Médico"

No dia 15 de outubro de 2013, quando estava a brincar com os meus colegas às escondidinhas, caí e rasguei a pele do joelho. Tive que ir ao Centro de Saúde por um penso. Nesse dia fiquei em casa, que foi um "seca", porque é melhor brincar e estudar com os meus amigos.
Por isso, deixo-vos um conselho "quando está chuva, não corram, porque isto que me aconteceu a mim, pode acontecer a qualquer um".

Afonso

Outubro- Mês Internacional das Bibliotecas

Na semana passada tivemos duas atividades realizadas no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas.
A primeira decorreu na nossa Biblioteca da Escolar, promovida pela professora bibliotecária Rosário. Assistimos a um filme "Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore"e depois analisámos várias situações pertinentes sobre a temática.
Vejam e emocionem-se como nós...


A segunda atividade foi visitar uma Biblioteca Itinerante, que se veio dar a conhecer à nossa escola.





Agora estamos a elaborar um acróstico sobre a Biblioteca, para participar num concurso de marcadores de livros e vamos também ilustrar um dos deveres da biblioteca, para participarmos noutra iniciativa, ambas promovidas pela B.E..

A revista VISÃO Júnior


"Tal como os pais gostam de ler a Visão, os mais pequenos também gostam de andar informados. Foi para eles que se criou a Visão Júnior, uma revista com artigos que os interessam, passatempos que os divertem... e claro, sempre com surpresas que eles adoram!"
"A Visão Júnior é a única revista de informação dirigida aos mais novos que é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura"


Foi-nos sugerida a compra da revista VISÃO Júnior, que sai nas bancas todos os meses. Segundo a professora, é uma revista muito bem organizada, em termos de conteúdo, com: notícias, entrevistas, reportagens, desporto, jogos, atividades para a escola e diversos passatempos. Torna-se, por isso, num instrumento rico para poder ser utilizado em casa e em contexto de sala de aula. Também é uma forma de nos motivar para a leitura, criando um vício cultural saudável que nos permitirá uma atualização permanente da informação, para além de ser mais um veículo de transmissão de conhecimentos. Ao mesmo tempo incentiva-nos a participar em passatempos construtivos.

Assim, no dia 11 de outubro, fomos à biblioteca da nossa escola e estivemos a analisar a revista VISÃO Júnior digital. Como quase todos tínhamos comprado a revista de outubro, pudemos acompanhar atentamente a leitura de vários conteúdos interessantes. Um deles um concurso "Agora o escritor és tu!", que já nos inscrevemos.

Depois, em grupo, tentámos responder a 10 questões, que implicavam uma pesquisa atenta na revista. A maior parte da turma acertou nas 10 questões. Parabéns!

No próximo mês teremos outro desafio.







quinta-feira, 17 de outubro de 2013

"O meu livro favorito"

Fizemos um registo escrito acerca do nosso livro favorito. Depois quisemos partilhá-lo com os nossos colegas e, para isso, elaboramos um painel muito bonito na nossa Biblioteca de Turma com os registos passados numa folha decorada.
Sim, nós temos uma Biblioteca de Turma, com aluna bibliotecária e dois secretários. A Catarina Santos, a Sara e o João. Escrevemos o regulamento da Biblioteca para melhor nos orientarmos e termos tudo sempre organizado, com responsabilidades atribuídas.

Temos também um projeto muito interessante "Ler mais, ler melhor", cujo objetivo é motivar para a leitura e partilhar boas leituras. Quando lemos um livro até ao fim podemos "fazer a prova do livro" respondendo a três questões. Se acertarmos, recebemos um pequeno símbolo literário que colamos num gráfico, por cima do nosso nome. Depois, se tivermos gostado de o ler, partilhamos com os nossos colegas a nossa experiência com o livro.
Já temos bons leitores e bons livros partilhados!


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Um cantil com história

O meu avô tem este cantil há 50 anos. Comprou-o na loja da tropa.
Ele chama-se Alfredo Henrique Alves Peres da Fonseca. Ele tem 62 anos.
Esteve em Moçambique, na guerra colonial.

(escrito pela Bruna)

Apresentação do Projeto Eco-escolas

Na sexta-feira passada tivemos, na nossa escola, a apresentação e divulgação do Projeto Eco-escolas. Nessa altura ficámos a saber que à nossa escola tinha sido galardoada pelo bom desempenho no ano letivo anterior (2012/2013). Assim, foi reconhecido o envolvimento e o trabalho dos alunos e da restante comunidade escolar, na resolução de problemas relacionados com o meio ambiente.
Este ano vamos mais uma vez inscrever-nos neste projeto e assim explorar quatro temas: a água, a energia, os resíduos e o mar.
A nossa "Brigada Verde" já começou a trabalhar e temo-nos esforçado por separar corretamente o lixo, pois sabemos da importância da reciclagem. 
Reciclar, reutilizar, reduzir e recuperar, uma política fácil de seguir.
Ao longo do ano várias iniciativas, no âmbito deste projeto, serão realizadas, depois partilharemos convosco as mais significativas.
Para já participamos na divulgação do projeto para toda a escola, com a interpretação de uma canção chamada "Eco-código 2013"
Adorámos! Cantámos e dançámos e envolvemo-nos com questões importantes sobre a proteção do meio ambiente.



Filipa, Liane, Rafael e Bruna aparecem em foto notícia

A Filipa, a Liane, o Rafael e a Bruna apareceram no Boletim da Junta de Freguesia de S. Mamede de Infesta, na notícia referente às Férias Culturais e Desportivas 2013.
Ficaram tão contentes que quiseram partilhar aqui no blogue a foto da página desse boletim.


Estão lindas!

Sara, mais uma artista na nossa sala

Na semana passada, a Sara partilhou connosco que nas férias aprendeu a pintar, em Espanha, na terra da avó materna.
Trouxe-nos alguns dos seus trabalhos para apresentar à turma e ao mundo.
Parabéns Sara! Tens muito jeito!



Resolução de problemas

A maior parte de nós gosta muito de resolver problemas. Por vezes, queremos tanto mostrar que somos originais nos nossos pensamentos, que nos esmeramos na forma como apresentamos o nosso raciocínio.
O primeiro problema deste ano, como forma de revermos o 2º ano, foi muito simples, mas mesmo assim apresentamos diferentes formas de o resolver:






Delegado e Subdelegado de turma

Na primeira semana de aulas foi eleito o delegado e o subdelegado de turma. Primeiro conversamos acerca do perfil e das competências que o aluno teria que ter. Depois, os que quiseram, prepararam a sua campanha e apresentaram os seus motivos para serem eleitos. Seguiu-se, posteriormente, a eleição.

Assim o aluno com mais votos foi a Catarina Santos, seguindo-se o Bruno e o João.

A delegada ficou assim a aluna Catarina Santos e o subdelegado ficou o Bruno. Vamos ver se cumprem bem o seu papel. Para a Catarina já não é novidade, pois já foi delegada no ano passado, para o Bruno é uma experiência nova. Vamos ver se mantém sempre presente a responsabilidade que lhes foi atribuída.

Seguem-se os dois artigos referentes ao perfil e às atribuições do delegado de turma, retiradas do Regulamento Interno do nosso Agrupamento:


Artigo 130º
Perfil do delegado de turma
1 - O delegado e subdelegado deverão reunir as seguintes características:
a) Ser responsável e atento e mostrar empenho escolar;
b) Ter bom comportamento em todas as atividades escolares;
c) Ter bom relacionamento com todos os colegas, professores e funcionários.

Artigo 131º
Atribuições do delegado de turma
1 – São atribuições do delegado de turma:
a) Representar a turma sempre que necessário;
b) Servir de elemento de coesão da turma, estando permanentemente a par dos seus problemas;
c) Promover uma ligação permanente entre a turma e os professores, em especial com o Diretor de Turma/ professor titular de turma;
d) Manter-se informado a respeito de todos os problemas que afetam a escola, sobretudo daqueles que possam afetar a turma, e deles informar os seus colegas e Diretor de Turma;
e) Fazer parte da assembleia de delegados de turma;
f) Preparar-se previamente, ouvindo os colegas, para intervir de forma consciente e responsável nas assembleias de delegados;
g) Dar conhecimento à turma dos assuntos tratados nas assembleias dos delegados de turma;
i) Contribuir, em colaboração com os colegas e professores, para a resolução de problemas disciplinares ocorridos com a turma;
k).Contribuir e sensibilizar os colegas para a limpeza, manutenção e asseio da sala de aula e do

estabelecimento;