"Agora o Escritor és Tu! É o nome
da iniciativa que a VISÃO Júnior organizou este ano para as escolas do ensino
básico.
O desafio? Os alunos têm de ler
um livro de um autor português, incluído nas metas de aprendizagem, e
continuarem a sua história, além de desenhar uma nova capa.
As turmas ou os grupos de alunos
que ganham têm a possibilidade de visitar a redação da VISÃO Júnior e
entrevistarem aqui o escritor, sendo depois a entrevista publicada na revista.
A escritora Margarida Fonseca
Santos, o professor do ensino básico Fernando Carvalho, a psicóloga Patrícia
Reis das Neves e as jornalistas Cláudia Lobo e Sílvia Souto Cunha integram o
júri.
Nos próximos meses, os alunos
entrevistarão António Mota, António Torrado, Alice Vieira, Álvaro Magalhães,
José Eduardo Agualusa, Mário de Carvalho e João Pedro Messeder."
A obra proposta para ser continuada, para o 3º ano de escolaridade, foi "O senhor do seu nariz e outras histórias", de Álvaro Magalhães. O prazo de entrega foi no dia 31 de janeiro e o trabalho foi enviado atempadamente, agora aguardamos novidades. Se não ganharmos valeu pela extraordinária experiência e todo o seu processo.
Este trabalho teve início com a leitura da história, passou pela sua compreensão, exploração sensorial, poética, social,...
Depois planificámos a sua continuação, com ideias de todos, que se organizaram de forma a finalizar de uma forma original e divertida.
A textualização foi um grande desafio, porque tivemos o cuidado de "imitar o escritor Álvaro Magalhães", tentámos usar expressões utilizadas ao longo da história, não esquecendo a escrita em prosa poética, outra característica deste texto.
Um fator importante e que condicionou toda a escrita foi o número de carateres determinados neste concurso, para os trabalhos do 3º ano, 1500. Depois de passado a computador verificámos que o tínhamos que reduzir. Retirámos várias descrições, adjetivos, substituímos palavras,... um trabalho pertinente e cuidadoso, que envolveu as propostas de todos.
A elaboração de outra capa foi a segunda tarefa do concurso. Propusemos à professora que as ilustrações do livro fossem todas executadas por nós. A ideia seria aproveitar o concurso e ir mais além... fazer um Photo-story com as ilustrações, gravando as nossas leituras.
Assim, em pares escolhemos as ilustrações que queríamos fazer. No final, os dois pares de alunos que tinham escolhido fazer a capa mostraram os seus trabalhos e selecionou-se a capa que seria utilizada para o concurso e a que seria utilizada para o photo-story.
Levámos para casa excertos da história original e treinámos a leitura de forma repetida, respeitando a velocidade, a prosódia e a expressividade, com a ajuda e orientação da nossa família.
Neste momento o photo-story ainda se encontra em elaboração. Quando o terminarmos partilhamos convosco.