quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

"Semana dos afetos"

Esta e na próxima semana decorre a "Semana dos afetos". Um conjunto da atividades pintadas de sentimentos de musicadas com amor.

Ficam as palavras na nossa professora bibliotecária Rosário Martins:



Um novo dia começa
E com ele a agitação
Lava a cara, veste a roupa
Tanta preocupação!
Já estamos atrasados
Na escola já devias estar
Bebe o leite num instante
Toca lá a despachar
Durante o dia a saudade
E com ela a afirmação
Quem me dera ter-te aqui
Pra te dar um Xi- Coração!
A noite mata a saudade
No meio de um turbilhão…
Toma banho. Veste o pijama
E vem para a mesa jantar
Lava os dentes. Vai dormir
Pois cedo tens que acordar!
                                                                  E de novo recomeçar.

"Os nossos medos"

Os medos são sentimentos negativos, que invadem a nossa mente e alimentam a nossa imaginação.

Os nossos maiores  medos envolvem a perda da família, amigos e os nossos animais de estimação. Assim combatemos esses medos mantendo-nos próximos dos que nos querem bem, protegendo-os.

Também receamos o escuro, os assaltos, tirar más notas nos testes. Nestas alturas a companhia, os bons conselhos, o pensamento positivo e uma luzinha de presença, ajudam sempre.

A natureza, que nos apresenta imagens maravilhosas, às vezes também nos assusta. Os terramotos, os furacões, os remoinhos, os relâmpagos, as noites chuvosas… o melhor é distrair o pensamento, falar um pouco com a família que o medo logo, logo, ensonado, adormece.

“Sê corajoso e vence os teus medos, não deixes que eles te afetem.”


Realizado pelos alunos do 3º E  
Depois da leitura do texto "Os medos", refletimos acerca dos nossos medos e da forma como os tentamos vencer. Organizámos as nossas ideias e produzimos este texto coletivamente.
(copiado no computador pelo Nuno)




Concurso "Agora o escritor és tu!" da VISÃO Júnior

"Agora o Escritor és Tu! É o nome da iniciativa que a VISÃO Júnior organizou este ano para as escolas do ensino básico. 
O desafio? Os alunos têm de ler um livro de um autor português, incluído nas metas de aprendizagem, e continuarem a sua história, além de desenhar uma nova capa. 
As turmas ou os grupos de alunos que ganham têm a possibilidade de visitar a redação da VISÃO Júnior e entrevistarem aqui o escritor, sendo depois a entrevista publicada na revista.
A escritora Margarida Fonseca Santos, o professor do ensino básico Fernando Carvalho, a psicóloga Patrícia Reis das Neves e as jornalistas Cláudia Lobo e Sílvia Souto Cunha integram o júri. 
Nos próximos meses, os alunos entrevistarão António Mota, António Torrado, Alice Vieira, Álvaro Magalhães, José Eduardo Agualusa, Mário de Carvalho e João Pedro Messeder."


A obra proposta para ser continuada, para o 3º ano de escolaridade, foi "O senhor do seu nariz e outras histórias", de Álvaro Magalhães. O prazo de entrega foi no dia 31 de janeiro e o trabalho foi enviado atempadamente, agora aguardamos novidades. Se não ganharmos valeu pela extraordinária experiência e todo o seu processo.

Este trabalho teve início com a leitura da história, passou pela sua compreensão, exploração sensorial, poética, social,... 

Depois planificámos a sua continuação, com ideias de todos, que se organizaram de forma a finalizar de uma forma original e divertida. 

A textualização foi um grande desafio, porque tivemos o cuidado de "imitar o escritor Álvaro Magalhães", tentámos usar expressões utilizadas ao longo da história, não esquecendo a escrita em prosa poética, outra característica deste texto.

Um fator importante e que condicionou toda a escrita foi o número de carateres determinados neste concurso, para os trabalhos do 3º ano, 1500. Depois de passado a computador verificámos que o tínhamos que reduzir. Retirámos várias descrições, adjetivos, substituímos palavras,... um trabalho pertinente e cuidadoso, que envolveu as propostas de todos.

A elaboração de outra capa foi a segunda tarefa do concurso. Propusemos à professora que as ilustrações do livro fossem todas executadas por nós. A ideia seria aproveitar o concurso e ir mais além... fazer um Photo-story com as ilustrações, gravando as nossas leituras. 

Assim, em pares escolhemos as ilustrações que queríamos fazer. No final, os dois pares de alunos que tinham escolhido fazer a capa mostraram os seus trabalhos e selecionou-se a capa que seria utilizada para o concurso e a que seria utilizada para o photo-story.

Levámos para casa excertos da história original e treinámos a leitura de forma repetida, respeitando a velocidade, a prosódia e a expressividade, com a ajuda e orientação da nossa família.

Neste momento o photo-story ainda se encontra em elaboração. Quando o terminarmos partilhamos convosco.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

"Fluência Leitora"

Temos treinado muito a leitura e aprendemos várias coisas sobre este tema. O que é a fluência leitora, como a avaliamos, como podemos melhorá-la...

Há três componentes que influenciam a fluência leitora: a velocidade, a acuidade e a prosódia.


 Rapidez na leitura de palavras
Poderá haver alunos que lêem rapidamente mas não compreendem…


Leitura correta de palavras
Uma só palavra errada pode alterar a compreensão do texto!


 Elementos expressivos da leitura: expressão, acentuação, entoação, tom, pausas, ritmos
Considerada a ponte para a compreensão, finalidade última da leitura!




Nas Metas Curriculares para Português – 2012 podemos verificar os indicadores de prosódia e valores de referência para a velocidade de leitura, por ano de escolaridade (nº palavras/minuto).



Temos realizado várias atividades que promovem a fluência leitora e tem sido muito divertido. 
A nossa família também nos tem ajudado, em casa aplicando técnicas de leituras repetidas.

Bruna ganha mais uma taça!

"Domingo, dia 12 de janeiro, realizou-se o TORNEIO DE KARATÉ – FÃO KUMITE OPEN
Este ano foram mais de 250 atletas de diversas zonas do país, incluindo diversos campeões nacionais e regionais de karaté, que vieram abrilhantar esta prova que, cada vez mais, se vem afirmando como uma das mais importantes a nível nacional. 
Contou-se com um painel de arbitragem com mais de 40 árbitros nacionais. 
O pavilhão gimnodesportivo de Fão esteve completamente lotado para assistir este grande evento."
http://www.esposendeservicos.com/index.php?nid=2890&RECORD_INDEX(noticias)=21



A Bruna conseguiu o 2º lugar, na sua categoria.

Parabéns!



Parabéns Pedro!

O Pedro recebeu o cinturão azul no Karaté.
Parabéns!


Dependendo do estilo treinado, mudam.se as cores e os significados (graus) das faixas. O único consenso é de que os estudantes iniciais começam com a faixa branca e atingem proficiência com a preta. é costume dizer nos dojôs que, quanto mais avançado for o treinamento, mais difícil (escuro/preto) de se ver e maior perseverança se deve ter.  

 (fonte- wikipédia)


"Dia de Reis"

No dia 6 de janeiro comemoramos o Dia de Reis. Recordamos o seu significado e fizemos coroas. Quisemos, também nós, ser reis por um dia!