domingo, 22 de janeiro de 2012

Semana dos Afetos

Na semana de 13 a 17 de Fevereiro realizar-se-á na nossa escola "A Semana dos Afetos".
Durante essa semana irão ser propostos aos alunos e às suas famílias várias atividades relacionadas com o tema. Vamos ter troca de correspondência entre alunos/alunos e entre famílias/alunos; apresentação de trabalhos pelos alunos; leituras que reflitam o tema dos afetos realizadas: pelos alunos, pelos professores e por entidades ligadas à escola; concurso e exposição de postais (realizados pelas famílias); entre outras coisas mais...
Ficam algumas dicas para vos adocicar o coração...

Leitura "Um bocadinho de Inverno"

Na quinta-feira tivemos mais um momento na Biblioteca. Esta atividade foi orientada pela Professora Bibliotecária, Rosário, em articulação com as professoras dos 1ºs anos.
O livro escolhido foi "Um bocadinho de Inverno" de Paul Stewart e Chris Riddell . Este livro fez-nos refletir sobre a amizade, a saudade  e o respeito. Entre outras coisas pudemos também explorar outras questões como as características de alguns animais e das estações do ano.
Sabendo que a Semana dos Afetos se aproxima (de 13 a 17 de Fevereiro) este livro será uma porta aberta para a reflexão e servirá para, na sala de aula, realizarmos trabalhos maravilhosos que apelem para os valores.


Desde já os nossos parabéns à professora Rosário que nesse dia fazia anos.


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

cacau

No dia em que aprendemos a letra "C" pudemos aprender a palavra cacau. Mas o que é cacau?

"É do cacau que se faz o chocolate através da moagem das suas amêndoas secas em processo industrial ou caseiro."

(fonte: wikipédia)

Uma aluna do 1º ano B tinha trazido de Africa um cacau para poder partilhar connosco. Assim pudemos observar a sua forma, cheiro, peso e textura.

Não sabiamos que o chocolate era feito de cacau!

Anjos de papel

A professora Joana ensinou-nos a fazer anjos com uma folha de revista e com dobragens.




Foi tão fácil... e ficaram muito giros.





O Dia de Reis

No passado dia 6 de janeiro comemorámos os Dia de Reis e fomos cantar as janeiras.



"As Janeiras, cantar as Janeiras ou "cantar os Reis" é uma tradição em Portugal que consiste no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus, desejando um feliz ano novo. Esses grupos vão de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das Festas Natalícias. Hoje em dia, essas 'sobras' traduzem-se muitas vezes em dinheiro.
Ocorrem em Janeiro, começando no dia 1 e estendendo-se até dia 6, Dia de Reis ou Epifania. Hoje em dia, muitos grupos (especialmente citadinos) prolongam o Cantar de Janeiras durante todo o mês.
A tradição geral e mais acentuada, é que grupos de amigos ou vizinhos se juntem, com ou sem instrumentos (no caso de os haver são mais comuns os folclóricos:
pandeireta, bombo, flauta, viola, etc.). Depois do grupo feito, e de distribuídas as letras e os instrumentos, vão cantar de porta em porta pela vizinhança.
Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (
castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcela, etc. Por comodidade, é hoje costume dar-se chocolates e dinheiro, embora não seja essa a tradição).
No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam.
As músicas utilizadas, são por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra. São músicas simples, habitualmente à volta de quadras simples que louvam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José e os moradores que contribuíram. Tipicamente havia também algumas quadras insultuosas reservadas para os moradores que não davam as janeiras. Nos últimos anos, celebrizou-se uma música de
Zeca Afonso, intitulada «Natal dos Simples» que, como começa com a frase 'vamos cantar as janeiras...' é entendida por alguns como se fosse música de Janeiras, embora não seja uma canção de folclore."


(fonte: wikipédia)




Fizemos coroas e decorámos ao nosso gosto. Até inventámos nomes para os novos reis e rainhas. Havia: o rei da letras, o rei dos números, a rainha do amor, a rainha dos presentes, a rainha das moedas, etc. Foi engraçado...








Recebemos na nossa sala as três turmas do Pré-escolar que nos vieram saudar com as suas canções originais das janeiras.





Depois foi a nossa vez de cantar. A canção que interpretámos foi a tradicional "Natal dos simples" e usámos instrumentos musicais para acompanhar: viola, pandeiretas, maracas e guizos.



A Liane até trouxe vestida a roupa que usavam antigamente as mulheres, que aguardavam em casa pelas cantorias.






Cantámos e encantámos pelas 13 salas de aula e pelos corredores da escola. Foi um momento diferente.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A todos um Bom Natal!

No último dia de aulas fizemos imensas coisas divertidas... fizemos postais de natal na aula de inglês, decorámos a sala com anjos feitos com papel de revista, pintámos desenhos alusivos ao Natal, preparámos um "banquete" e convivemos, vestimos a nossa fatiota (pijamas, chapéu de Pai Natal, óculos tradutores) ensaiámos a canção "Era Natal" e interpretámo-la para as nossas famílias, na biblioteca da escola.




Foi um dia em cheio!